Florianópolis 13 de fevereiro de 2015    

Dirigentes do SINPROESC estiveram reunidos em sua sede com a FETEESC e demais sindicatos filiados na manhã de quinta feira (12/02/2015), com o objetivo de discutir estratégias de negociação elencando cláusulas de suma importância e prioridades para os professores. Também foi realizado um amplo debate sobre conjuntura e o cenário nacional.

As discussões subsidiaram o encontro da tarde junto ao SINEPE, representante patronal. Em sua fala o representante dos empregadores apresenta uma contra proposta do pleito dos professores encaminhado em dezembro de 2014, frutos das assembleias realizadas em nossa base de representação.

A postura patronal mais uma vez demonstrou um descaso com os professores, ficando claro que com crise ou sem crise, sempre sobra para os que de fato fazem a educação acontecer. Apresento a resposta sobre as nossas reivindicações que entendemos serem de vital importância para os professores:

1 – Reajuste salarial – Nossa proposta INPC mais ganho real. Proposta patronal – parcelamento do INPC que deve chegar provavelmente a 7% em duas vezes;

2 – Hora atividade – zero, fora de cogitação;

3 – Plano de cargos e salários – sugestão patronal de formar uma comissão para estudos, sem assegurar na convenção, ou seja, não vai dar em nada;

4 – Redução da jornada para os auxiliares administrativos de 44 para 40 horas, negado pelo patronal;

5 – Reajuste dos pisos para equiparação com o piso nacional de salários, negado pelo patronal;

6 – Cumprimento do piso regional de salários de SC, negado pelo patronal;

7 – Adicional por aprimoramento acadêmico, negado pelo patronal;

8 – Clausulas como condições de saúde no local de trabalho que afetam os professores, negado pelo patronal;

9 – Redução do número de alunos por turma, negado pelo patronal.

Professores e Professoras estas são apenas algumas cláusulas e as demais. É isto que propõe os empregadores. Como podem falar em qualidade de educação sem uma remuneração digna. O momento é de tomarmos posição, ou reagimos a esta postura patronal, ou continuaremos a mercê daqueles que fazem da educação um mero negócio e não cumprem sua função social. Esta é a postura patronal.

O próximo encontro será no dia 12 de março na sede do SINEPE em Florianópolis.    

 

SINPROESC.