Os direitos sociais são uma resposta da sociedade às dinâmicas socioeconômicas do mundo moderno, ou seja, mundo capitalista que cria diferenças cada vez maiores entre as pessoas. Art. 6° da CRFB/88 diz que: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição”.  O nosso grifo é para nos lembrar que a previdência deve ser a proteção para o trabalhador e sua família. É todo sistema, plano ou prática que assegurar rendimentos ao trabalhador e sua família na ausência dos de seu trabalho (Luciano Fazio).

O que vai mudar para nossa categoria. Passar haver uma idade mínima, ou seja, a idade mínima para o professor ambos os sexos, passa a ser de 60 anos de idade, a proposta do governo acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria especial de nossa categoria.

Colegas somente unidos e mobilizados podemos fazer o enfrentamento a essa barbárie que querem implantar em nosso país. O SINPROESC juntamente com todo o movimento sindical estará realizando manifestações e paralizações para coibir essa reforma e apresentar uma contraproposta. Hoje dia 20/02/2019 estaremos realizando juntamente com o DIEESE uma aula pública em frente a catedral de Florianópolis, com o objetivo, de esclarecer a sociedade acerca do tema.

Professor participe, acesse nossos canais de comunicação para saber maiores detalhes. Vamos estar sempre postando matéria explicativa, pois o tema é complexo e de difícil entendimento.

Prof. Carlos Magno