São José, 06 junho de 2014

O Presidente do Sindicato dos Professores no Estado de Santa Catarina (SINPROESC), Professor Carlos Magno da Silva Bernardo, comentou matéria publicada no Site do Jornal Correio do Brasil, no dia 2/6/2014, que trouxe como manchete “Ensino a distância pode dobrar em cinco anos no Brasil” e afirma que o avanço da mercantilização da Educação no país, acendeu a luz vermelha e preocupa Educadores e Dirigentes Sindicais que representam a categoria de Professores por todo Brasil.

De acordo com a matéria “o Brasil encerrou 2012 com 1,2 milhão de alunos matriculados no Ensino a Distância (EAD), segundo o Censo da Educação Superior divulgado em setembro do ano passado. O EAD desponta como alternativa que oferece flexibilidade aos estudantes e margens maiores de lucro para as companhias de educação instaladas no Brasil. Atualmente 25% das matrículas do ensino superior são nesta modalidade e a expectativa é que cheguem até 40%, 45% nos próximos anos, de acordo com as estimativas do diretor-executivo de operações de ensino a distância (EAD) da Estácio Participações, Pedro Graça.

CONCORRÊNCIA MAIOR
Atualmente pouco mais de 200 instituições atuam no segmento e outras 100 já pediram autorização ao MEC para oferecer o serviço, segundo o diretor da Abed.

A Kroton Educacional é a líder do Brasil em número de alunos, com 444 mil estudantes de graduação e pós-graduação à distância, matriculados ao final do primeiro trimestre.

A Estácio, enquanto isso vai adicionar quase 34 mil alunos do segmento com a compra da Uniseb. Ao final do primeiro trimestre, a empresa tinha 78,4 mil estudantes de EAD. Segundo Graça, o EAD hoje representa 8% do faturamento da companhia. – Ainda é um percentual pequeno, mas a gente quer fazer crescer. A Estácio ainda tem uma participação maior no presencial – disse à _Reuters_ o executivo da companhia.

Hoje a Kroton oferece 31 cursos, divididos entre 48 pólos Uniasselvi e 439 pólos da Unopar, além do pedido no MEC de mais 225 pólos para a Unopar.
A Estácio tem registrado no MEC pedidos para o início de 74 novos pólos, enquanto a compra da Uniseb vai somar outros 164 quando a operação for concluída.” Fonte: //correiodobrasil.com.br/educacao/ensino-a-distancia-pode-dobrar-em-cinco-anos-no-brasil/707745/

De acordo com Carlos Magno “se por um lado temos o incremento na oferta de acesso ao ensino, por outro temos o aumento estratosférico no lucro das instituições. O problema é que o incremento do lucro não é fruto só da redução de estruturas físicas gigantescas, mas também, e principalmente, pela precarização nas condições e relações de trabalho, que já são bem difíceis no modelo presencial.

Sabemos que a escalada é irreversível, que a EAD veio pra ficar e vai se agigantar nos próximos anos. A sociedade precisa é ficar vigilante e pressionar para que os órgãos reguladores equacionem as questões trabalhistas e exijam qualidade na educação oferecida. É fundamental regular as relações, criar mecanismos de avaliação de resultados; assim como a Rede Pública, a Rede Particular de Ensino deve ser enquadrada e estar sujeita as mesmas obrigações contidas no Plano Nacional de Educação (PNE) vigente. Penso que todos nós brasileiros devemos  zelar para que a Função Social da Educação seja resguardada e atinja os objetivos desejados, isto é essencial para qualquer país minimamente sério. Não podemos permitir que uma concessão pública, estratégica para o crescimento e desenvolvimento do Brasil vire mercadoria na mão de grandes grupos internacionais que estão formando oligopólios visando apenas LUCRO, finalizou o Professor Carlos Magno.

“Eu não aceito que a ética do mercado, que é profundamente malvada, perversa, a ética da venda, do lucro, seja a que satisfaz ao ser humano. ”  Paulo Freire

Texto/foto: Paulo Cesar Amante MTE/SC 3965 JP