Inf. 023 – Ano 13 – 08-2013
Esclarecimentos
Após anos de luta em busca da representação da categoria o que não era a vontade do SESC, saímos vitoriosos e em 2013 é o segundo ano em que estamos realizando negociação coletiva de trabalho em busca de manter cláusulas importantes para a categoria, como também, a conquista de novos direitos para os professores.
Colegas professores, estamos travando um enfrentamento com dirigentes do SESC que não compreendem e nem entendem que somos uma categoria diferenciada, e que por esse motivo temos direitos e conquistas já consolidados em nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Precisamos mobilizar esforços frente às politicas neoliberais que ganham cada vez mais força no Brasil e trazem em seu bojo, a precarização dos direitos sociais e trabalhistas e porconsequência o enfraquecimento do movimento dos trabalhadores. Nesse velho novo contexto, a única preocupação do capital é a obtenção do maior lucro, no menor espaço de tempo, a qualquer custo. Os gestores sabem muito bem aplicar a cartilha neoliberal e contam principalmente com a adesão e apoio do ESTADO BRASILEIRO.
As nossas ações refletem as novas demandas colocadas pelo mundo moderno do trabalho e os novos rumos dados à educação: da inclusão social, da qualidade, do conhecimento crítico, autêntico e reflexivo, capaz de conscientizar para a formação de cidadãos capazes de intervir no contexto social, que reconheçam seu papel como sujeitos de sua própria história, por condições de trabalho e principalmente salários dignos e justos até mesmo pela função que exercemos. Formamos o sujeito do futuro, formamos os líderes deste país.
Saímos de um passado de repressão para um momento de flexibilização. Estamos conscientes da luta permanente e necessária para a manutenção e conquista de novos direitos para a categoria. Não vamos permitir que alguns dirigentes do SESC, retirem direitos dos professores, vamos buscar no Poder Judiciário, se for o caso, a manutenção e a conquista de novos direitos. Somos um sindicato que não estamos atrelados ao ESTADO e nem a nenhuma instituição, nosso compromisso é com os professores. Por esse motivo, crescemos e estamos mostrando a força de nossa atuação. Fizemos uma opção: defender irrestritamente os nossos representados e buscar uma prática sindical combativa, classista, de base e democrática que vêm garantindo grandes conquistas.
É claro que para tanto os professores precisam estar motivados, mesmo muitas vezes sob condições adversas de trabalho, expresso, pelos baixos salários, o pluriemprego entre tantos enfrentamentos. Os desafios são grandes, entretanto o SINPROESC trabalha incansavelmente para valorizar a profissão, garantir melhores condições de trabalho e salários dignos.