Após sete encontros com o sindicato patronal o que foi possível avançar nas propostas aprovadas em assembleia da categoria foram:

 

A)    Quanto a recomposição dos salários: reajuste de 7% (sete por cento vigente na remuneração de março).

B)    Enquanto pisos: foram reajustado em 10% (dez por centro) à exceção do Ensino Superior  que foi  reajustado em 15% (quinze por cento);

C)    Foram incluídas cláusulas novas importantes como: remessa do CAT que trata sobre acidente de trabalho; Auxilio equivalente à remuneração em caso de morte. Mensalmente teremos os dados do CAGED fornecido pelas Instituições para acompanharmos a rotatividade de empregos  na rede privada; Ficou acordado que ao longo deste ano uma comissão mista irá desenvolver uma proposta de  Planos de Cargos e Salários a ser objeto de negociação na próxima CCT.

Professor! É importante lembrar que todas as demais cláusulas da Convenção Vigente até então foram mantidas, a exemplo do Triênio, Bolsas de Estudos; Salário do professor substituto; Atividades extra classe; Reunião Pedagógica; Contratação destacando que no caso do   professor do Ensino Superior reger-se-á pelo disposto no artigo 52, incisos  I, II e III da LDB mantendo vedada a contratação com carga horária inferior ao que dispõe o regulamento interno de cada Instituição e no PPP e PDI.
Exija da sua Instituição o mesmo, pois deve prever carga horaria mínima de 12horas aulas. Dispensa durante o recesso escolar amparado por lei; Rescisão e homologação do contrato de trabalho deve ser realizada no sindicato; Ensino à distância; QUALIEDUC; das transferências e da prioridade na atribuição de aulas; Pagamento na elaboração  e correção de provas de segunda chamada; Garantia de Emprego por aposentadoria durante 24 meses que antecedem a mesma; Das aulas contratuais; Das faltas por motivo de gala ou luto; Da dispensa para acompanhamento de dependente, em consulta medica ou e/o internação hospitalar; Dos descontos e faltas, não podendo ser descontado o repouso semanal; Das vantagens adicionais quando frequentar cursos, seminários e outros; Do representante  profissional no local de trabalho. São algumas clausulas  importantes que foram mantidas após dura batalha com os empregadores que desejam flexibilizar tudo.
Professor o SINDICATO é você. Não avançaremos sem a sua participação. Exija, cobre, porém atue conosco denunciando os abusos e o não comprimento da Convenção Coletiva. Temos muito que  avançar.

 

 

Moacir Pedro Rubini
Diretor- Sinproesc