“Manda quem pode obedece quem tem…”


Aproximamo-nos do final de mais um ano no país do futebol, carnaval, do preconceito velado e escancarado, da intolerância, da piada pronta.

Ano difícil, com uma sucessão de fatos que se concretizaram a partir das reformas trabalhistas já vigentes. Ano complicado para as entidades que lutam para manter direitos dos trabalhadores, a maioria desses, sequer percebidos como fruto de lutas travadas há décadas atrás e, outras tantas, bem recentes, visando manter esses direitos tão duramente conquistados.

Apesar de tudo, as críticas e até mesmo as ofensas dirigidas ao movimento e as entidades representantes dos trabalhadores são recorrentes e avolumaram-se vertiginosamente no país, jogando povo e nação no abismo, com retrocesso a idade média em muitas situações, basta ouvir/ler/ver as opiniões e algumas falas de “autoridades”, empresários e cidadãos. Vivemos tempos sombrios e com este, relações trabalhistas cada vez mais precárias, como já foi em tempos idos. Todos os avanços e conquistas foram jogados na lata de lixo sem que o trabalhador sequer tivesse tempo para reagir, delegando a responsabilidade apenas ao sindicato, como se fosse capaz de surtir efeito qualquer tentativa de resistência sem a participação efetiva dos trabalhadores em questão.

O SINPROESC mantem-se alerta e atuante, são dezenas de ações tramitando, tentativas permanentes de negociação junto ao Ministério Público, Justiça do Trabalho, direção de entidades privadas de educação etc, enfim, a rotina laboral de uma entidade que há mais de 50 anos luta pelos direitos e pela qualidade de vida e trabalho de seus representados, os professores da rede privada de ensino do Estado de Santa Catarina.

Reconhecemos e agradecemos todas as críticas que muitas vezes se fazem necessárias e reiteramos que, apesar das inúmeras dificuldades, findamos 2018 cientes do dever cumprido. Estamos certos que retornaremos em 2019 renovados para enfrentarmos todas as batalhas, que serão muitas e difíceis, visando sempre o melhor para os professores e para a educação.

Nossos votos de um Natal repleto de amor, paz e felicidade e um Ano Novo de realizações e prosperidade a todas e todos!

Professor Carlos Magno da Silva Bernardo
Presidente