2020 um ano atípico, subitamente fomos retirados da sala de aula por uma pandemia e colocados em frente de novos desafios. Foram e estão sendo momentos de incertezas, fragilidades, insegurança, medo, desconforto e muitas dúvidas. De uma hora para outra fomos obrigados, muitas vezes sem a formação adequada, a executar o ensino remoto. Que tem sido muito mais difícil, desgastante e estafante, levando o docente a um nível perigoso de estresse.

Percebendo este cenário e focando principalmente na qualidade de vida dos professores, como também, sem vislumbrar nenhum estudo do impacto da COVID-19 sobre a saúde destes trabalhadores, o SINPROESC juntamente com as professoras pesquisadoras Maria Taís de Melo, Simone Regina Dias e Arceloni Neuza Volpato tiveram a ideia de realizar uma pesquisa que tratasse do tema, e assim nasceu este trabalho intitulado “Impactos da Pandemia da COVID-19 na Qualidade de Vida dos Professores de SC”.

É importante ressaltar que, esta pesquisa trouxe importantes informações, pontuais e preocupantes e um alerta para todos nós, sobre o impacto da pandemia na saúde e na qualidade de vida dos professores. Ficou evidenciado um elevado nível de estresse e depressão, dificuldade de lidar com a tecnologia, sobrecarga de trabalho e uma preocupante instabilidade emocional.

O trabalho realizado pelas professoras é um importante e substancial instrumento, constituindo-se em um documento imprescindível para o movimento sindical da educação.

Por fim, não poderia deixar de agradecer imensamente e parabenizar as pesquisadoras, que com muito amor, carinho, empenho, respeito, dedicação e conhecimento, realizaram esta pesquisa, que acima de tudo vai nortear as ações do sindicato. Dedicaram o seu tempo, sem nenhum tipo de cobrança em prol da luta coletiva. Segundo Karl Marx “Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”.

O caminho está traçado e cabe ao sindicato, buscar soluções inteligentes que inibam as causas apontadas.

Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo

Click na imagem abaixo e boa leitura