Qua, 26 de Outubro de 2011 14:44

Melhorias nas condições de trabalho, combate ao trabalho escravo e ao infantil serão alguns dos temas de discussão.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Diretoria de Trabalho e Emprego, realizará a partir da próxima segunda-feira (31) a 1ª Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente, em Balneário Camboriú.

Está prevista a participação do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Paulo Sérgio Muçouçah, que vai falar sobre a visão da OIT sobre o Emprego e Trabalho Decente.

A atividade tem como objetivo discutir temas como a promoção de ações para estimular a geração de trabalho e renda, segurança e saúde no trabalho, combate à discriminação, oportunidades de trabalho igualitárias, bem como a erradicação do trabalho escravo ou forçado e a eliminação do trabalho infantil.

Na Conferência Estadual participam 300 delegados eleitos nas Conferências Regionais e acontece a eleição dos 40 delegados que irão participar da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada no período de 02 a 04 de maio de 2012.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o trabalho decente é uma modalidade de trabalho produtivo que deve ser adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, igualdade e segurança, sem qualquer forma de discriminação e capaz de garantir uma vida digna. O conceito do trabalho decente se baseia na promoção do emprego de qualidade, extensão da proteção social, respeito às normas internacionais do trabalho e particularmente aos princípios e direitos fundamentais do trabalho e fortalecimento do diálogo social.

Fonte: Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação