As ações do sindicato refletem as novas demandas colocadas pelo mundo moderno do trabalho e os novos rumos dados à educação: da inclusão social, da qualidade, do conhecimento crítico, autêntico e reflexivo, capaz de conscientizar para a formação de cidadãos capazes de intervir no contexto social, que reconheçam seu papel como sujeitos de sua própria história.

 

Logicamente os tempos são outros, de um passado de repressão a um momento de flexibilização. Estamos conscientes da luta permanente e necessária para a manutenção e conquista de novos direitos para a categoria. O SINPROESC cresce assim : lutando. É a opção por uma prática sindical combativa, classista, de base e democrática que vêm garantindo grandes conquistas.

 

O processo de globalização e as mudanças daí originadas exigem um novo cenário para as ações na área da educação; exige uma profunda reflexão e redirecionamento do “que fazer ” educativo a fim de que a realidade seja transformada. Saber usar o conhecimento de forma eficaz, promovendo a educação significativa e inclusiva, estando comprometidos com a formação continuada, o respeito à pluralidade cultural e a diversidade de idéias , como instrumentos de transformação da sociedade.

 

Para as atividades do SINPROESC, a educação sindical representa uma das principais oportunidades para o desenvolvimento de seus objetivos abrangentes de promoção da justiça social, da democracia política e da expansão econômica com menor desigualdade de renda.

 

Há um consenso, entre o movimento sindical e os diferentes segmentos da sociedade, que a cidadania que se deseja, exige compartilhar valores e comportamentos próprios da modernidade e que o progresso técnico que supõe a competitividade, solicita um amplo domínio das modernas habilidades. Desta forma os trabalhadores têm diante de si novos desafios : passar do mero treinamento, para o aprender e o saber pensar; ser protagonista essencial da qualidade e competitividade; aliar competência a cidadania; participar ativamente do processo de modernização e humanização econômica, e manterem-se atualizados diante dos desafios do futuro.

 

Acreditamos no potencial da categoria, no seu comprometimento com a educação, assim cabe salientar também o nosso compromisso com a formação continuada dos professores, uma vez que o aprimoramento é indispensável principalmente para a construção de uma nova geração e sociedade, só se consegue estar atualizado sendo mestre e aprendiz. Não é apenas preparar para o mercado de trabalho, mas principalmente formar uma Nação com gente capaz de pensar, sempre buscando avaliar o processo educativo do pensado ao vivido e das experiências vividas ao que foi previamente pensado.

 

É claro que para tanto os professores precisam estarem motivados, mesmo muitas vezes sob condições adversas de trabalho, expresso, pelos baixos salários, o pluri-emprego entre tantos enfrentamentos…. É verdade são grandes os desafios; entretanto o SINPROESC trabalha incansavelmente para valorizar a profissão, garantir melhores condições de trabalho e salários dignos.

 

Entendemos a educação como fator de humanização da sociedade e nesta perspectiva continuaremos empenhados na luta e defesa por novos meios que assegurem a consolidação permanente de uma escola inclusiva efetivamente de qualidade para todos, que de fato posssibilite a ressignificação dos valores humanos numa perspectiva mais solidária, democrática, ética e revolucionária.

 

Professor Carlos Magno da Silva Bernardo

Presidente