Dirigentes sindicais da FENEPOSPETRO, e seus sindicatos filiados em Santa Catarina, estiveram reunidos na manhã desta segunda feira, 11/09/17 debatendo as consequências da Reforma Trabalhista que entrará em vigor a partir de novembro próximo, quando a nova LEI começará a ser aplicada.

A UGT/SC apoiou o evento e o Secretário Geral, Professor Carlos Magno falou aos dirigentes presentes sobre as ações que vem desenvolvendo, tanto no meio sindical como junto a outras entidades e grupos organizados da sociedade civil. Carlos foi enfático, como tem sido sempre, alertando sobre o momento delicado e difícil que o movimento sindical enfrenta, destacou  que muitos sequer tem a exata noção dos desdobramentos desta nefasta reforma e lembrou que cabe aos dirigentes comprometidos com as suas bases o movimento de reação, resistência e enfrentamento inteligente, juntamente com a Justiça do Trabalho, para que unidos, somando forças, o movimento sindical possa fazer o enfrentamento e sair vitorioso num prazo minimamente aceitável.

“Nosso comportamento precisa mudar. Temos que ter ainda mais responsabilidade na condução das demandas, precisamos continuar alertando os trabalhadores da enrascada em que estamos todos enfiados, indistintamente, uma vez que a grande maioria sequer se deu conta, a ficha só deverá cair de verdade, quando entrar em vigor a nova LEI que dá amplos direitos aos empregadores e todos os deveres aos trabalhadores. É o caos, a volta do regime escravagista legalmente constituído, sem chance de defesa para os trabalhadores que ficaram batendo palma para o desmonte dos sindicatos, ao invés de unirem-se na luta. Ou os sindicatos reagem e vão para base ou fecharão suas portas, um após o outro, sem ação e sem recursos, como desejam os empregadores e capitalistas!”

Carlos saudou a todos os presentes desejando um bom debate e colocou-se a disposição dos companheiros para continuar junto na luta, esclarecendo, debatendo e batalhando para que a reação seja suficientemente enérgica para enfrentar com êxito os duros dias que se avizinham.

Paulo Cesar Amante

Assessor de Comunicação SINPROESC